segunda-feira, 28 de maio de 2012

Come, come, come pra mamãe ficar feliz!


Gente, se há coisa mais difícil nessa vida do que introduzir alimentos sólidos na dieta do filho eu desconheço.  A partir do 4º mês de vida do Tomaz Dra. Margarida Antunes, a gastropediatra dele, liberou frutinhas para sua alimentação. Bem, não eram todas as frutas, mas ao menos ele já podia comer pêra, maçã e banana.

O primeiro dia da fruta serviu apenas para Tomaz produzir nojeiras: cuspiu, melou a mão, o rosto, a roupa , a cadeira, o babador, a fralda... Só não sujou mais nada porque todas as outras coisas da casa estavam longe dele.

O segundo dia então... esse parece que foi o pior: não teve nem sujeirada porque a hora da refeição se transformou em hora do choro. Tomaz parece que não queria nem provar. Quando uma colherada se aproximava da sua boquinha ele abria o berreiro e o resultado de tanto choro foi a mãe desistir e trocar a fruta por mamadeira.

No terceiro dia não teve fruta aqui em casa. Traumatizada ainda com o dia anterior, achei melhor nem arriscar... Durante todo o dia Tomaz se alimentou apenas de mamadeira e parece que adorou.

O quarto dia foi dia das mães. A hora da frutinha de Tomaz virou parte da programação do dia. Tinha uma plateia enorme: família da mamãe, do papai... e o resultado foi: não comeu quase nada da pêra... enguiou, cuspiu e ainda gofou os míseros pedaços que conseguiu engolir. Fiasco geral!

No dia seguinte fui à pediatra dele que me falou: Catarina, tem que insistir! (confesso que já estava quase desistindo). Vai dando um pouquinho, deixando ele se acostumar com o sabor, a textura e um belo dia, sem que você imagine, ele comerá.

Não é que ela estava certa. Na segunda-feira (dia 21 de maio), após 11 dias de tentativa e muita frutinha estragada, ele começou a comer que parecia o melhor amigo das frutas. No dia 25/05 então, aí é que a surpresa veio grande: ele comeu uma pêra (enorme) inteirinha... Nem pude acreditar! A foto abaixo mostra o pratinho quase vazio, depois dele comer uma maçazinha inteira.


Agora parece que é só festa. Ele come a frutinha toda adorando... Estou muito feliz. Como o processo foi lento, mas deu certo, compartilho com todos algumas dicas que recebi de Dr. Margarida e da minha queridíssima Dra. Ilca Mendes. Também posto a forma como faço as frutinhas dele.

Boa comidinha a todos os bebês das mamães que leem esse blog.

Dicas para o início da alimentação sólida

  • Evite o liquidificador, amasse os alimentos no garfo. Só use liquidificador para o frango ou carne que deve ser misturado aos legumes e arroz depois de triturado.
  • Oferecer os alimentos com a colher em pequenas porções.
  • Deixar a criança se acostumar com o sabor antes de oferecer a segunda colherada
  • Colocar o alimento dos lados da boca e deixar a criança traga o alimento para cima da língua.
  • No início deixe o bebê se sujar com  a comida, colocar as mãos, sujar o rosto.
  • Deixar no cadeirão, não andar pela casa para distrair, nem ligar a televisão ou colocar brinquedos. (Gente, confesso que essa dica eu não respeitei. Tomaz começou comendo a frutinha, mas eu ainda estou contando com a ajuda de Patati Patatá. Assim que ele estiver plenamente convencido de que fruta é maravilhoso, tentarei tirar esse péssimo hábito. Rsrsrrsr)
  • Não utilizar peneira
  • O fato do bebe rejeitar um alimento não significa que não goste, mas sim que está estranhando o novo sabor. Alguns alimentos necessitam ser oferecidos até quinze vezes em dias diferentes para serem aceitos.
  • Não forçar





Receita 1


Modo de fazer:

·         Conforme a fruta escolhida, corte ao meio.

·         Raspe com a ponta de uma colher. Dê ao bebê com colher de material flexível. Evite colocar metal em sua boca, pois isso pode provocar rejeição, confundindo, parecendo que é pela fruta. (Isso é muito importante. Tomaz só aceitou com a colherinha de silicone.

·         Frutas não raspáveis como BANANA, amasse com garfo até retirar os grumos todos. Ou passe na PENEIRA.

Receita 2 - Papinha com consistência igual a dos potinhos:

Modo de fazer:

·         Cozinhar a fruta no vapor. Para isso, pode-se usar a cuscuzeira, deixando a frutinha por ium tempo médio de 8 minutos ou até amolecer.

·         Em seguida, amasse bem, usando o garfo.

·         Se necessário, passar na peneira. Essa ação deve, sempre que possível, ser evitada.

Receita 3

·         Cozinhar a fruta em água. (Nessa forma de fazer devemos levar em consideração que há perda de nutrientes durante o cozimento. O cozimento em água destrói vitaminas e sais minerais das frutas, especialmente a Vitamina C, tão importante para o bebê (sobretudo aqueles que são  amamentados artificialmente).



Dicas para todas as receitas:

1.    Se a fruta for orgânica, coloque para cozinhar no vapor com casca e tudo.

2.    Se for fruta cultivada convencionalmente (com agrotóxicos e tudo o mais), esterilize corretamente e retire a casca.


3 comentários:

  1. Olá Catarina td bem? Com quanto tempo seu bebê estava quando vc começou este "evento" rsrs?? Meu nome é Michele, e meu Rafinha completa 3 meses esta semana, hj a pediatra dele disse pra eu começar a dar suco de laranja lima pra ele, mas o caso é: vemos tantas campanhas de médicos dizendo que até os 6 meses os bebês não precisam de mais nada, somente do leite materno que sinceramente eu fico confusa, e tenho medo de dar antes do tempo, meu bebê mama direto no seio e mama super bem, tenho medo de começar a dar outra coisa pra ele e atrapalhar de alguma forma as mamadas. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michele, bom dia! Meu Tomaz começou a introdução dos alimentos sólidos aos 4 meses, ocasião na qual foram inseridas as frutas: maçã, pêra e banana (somente cozidas). Aos cinco meses ampliamos a oferta de frutas e inserimos a sopinha.
      No caso de Tomaz a inserção de sólidos foi antecipada por duas razões: ele tem muito refluxo e a alimentação sólida favorece a melhora e ele tem alergia a proteína do leite de vaca, o que faz com ele tome uma fórmula diferente do leite normal e ele estava rejeitando-a.
      Sendo assim, a gastro dele resolveu inserir. No seu caso, como teu bebê mama leite materno e está tranquilo, eu não inseriria agora. A questão é: tu trabalhas? quando volta a trabalhar? Porque esse é outro ponto a ser pensado. Tem que preparar o bebê antes e, sendo assim, cada caso se torna único. Se tu ainda for ficar um tempo com ele em casa e puder prosseguir com a amamentação exclusiva, deixa para inserir lá pelo 5° mês. Espero tê-la ajudado. Abraços meus e do Tom.

      Excluir
    2. Ahhh ajudou sim Catarina, volto ao trabalho só final de novembro quando ele estiver com 8 meses, o Rafa também tem refluxo mas pelo que a pediatra falou ontem é de grau I pois não tem atrapalhado no ganho de peso, pelo contrario ele esta até bem fofinho em 1 mês ele ganhou 2,300kg rsrr mas enfim não quero mesmo dar nada pra ele agora, obrigada pela atenção, e parabéns pelo blog hj consegui ler mais algumas histórias sobre o Tom e adorei!!!! bjs

      Excluir